top of page
Buscar

1º Mandamento

Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. Mateus 22:36-38

INTRODUÇÃO

Falar que amamos a Deus é muito fácil, abrir nossos lábios e expressar tal amor todos sabem fazer; mas de fato e de verdade é que é a questão, pois o demonstrar esse amor, é mais do que falar.


Amar a Deus é o primeiro mandamento e que junto do segundo resumem toda a Lei Divina. Deus celebrou uma Aliança Eterna de amor e fidelidade com Seu povo.

Jesus é a consumação dessa Aliança.

É a Lei do Amor Eterno.


AMOR: O MAIOR DOS MANDAMENTOS

Jesus conhecia profundamente o texto de Dt 6.5 (Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças). Certa vez, indagado por um religioso sobre qual seria o maior de todos os mandamentos, Ele citou esse lindo texto que nos fala das três dimensões do amor: “…de todo teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” “Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe então: Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. ”(Mc.12:28-30). Naquele momento, Jesus estava escrevendo a Nova Aliança sobre a mesma base do maior mandamento da Antiga Aliança – o amor.


A Aliança de Deus com o povo sempre foi com base no amor: Em Dt. 7:6-8 diz: “Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.”



AMOR: A BASE DE UMA ALIANÇA

Na visão revelada a Moisés, a aliança de amor nasceu em primeiro lugar no coração de Deus, porque Deus é amor. De fato, o amor perfeito nasce do Espírito de Deus. Somente porque Ele nos amou primeiro, podemos amá-lo também. Finalmente, Deus materializou Sua aliança de amor quando “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14). Isto é, a intervenção de Deus na história da Sua aliança não foi com meras palavras ou intenções, mas aconteceu através de Jesus que, “achando-se na forma de homem, humilhou-se a si mesmo tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz” (Fl 2.8). Sua entrega física foi total e absoluta. Seu amor tornou-se prático e real. Esta é a maior dimensão visível do amor eterno de Deus.



CONCLUSÃO

Andar com Deus, é viver uma aliança eterna de amor e fidelidade com Ele, trilhando caminhos retos e seguindo a direção que Ele nos dá. É ter o coração voltado para Ele. É andar em amor, pois Ele é a verdadeira expressão do amor.


Deus manifestou Seu grande amor por nós, entregando Seu único filho à morte.

E você, tem manifesto o seu amor por Deus se entregando à Ele, mas não para que morra e sim para que tenha vida e vida eterna?

 
 
 

Comments


bottom of page