Aliança com Deus
- Valentes de Davi
- 20 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo uma aliança eterna. (...) E estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor; Ezequiel 16:60 e 62

INTRODUÇÃO
Deus tem uma Aliança inquebrável com Seu povo!
Quando compreendemos que Deus assegura o seu compromisso de manter um relacionamento conosco, entendemos que precisamos ser fieis a Sua Aliança eterna.
Pois embora nós sejamos infiéis a Deus, Ele não muda o Seu caráter; Ele continua sendo fiel a Sua Palavra.
1. O conceito de "Aliança" perpassa tanto o Antigo como o Novo Testamento. É um conceito bíblico que aponta para Deus e Seu projeto de criar e redimir um povo para Si.
2. Firme a sua aliança com Deus. Uma aliança é um pacto de sangue que compromete as duas partes à fidelidade sob pena de vida ou morte. E é exatamente isso que Cristo fez por nós.
3. A Comunhão de Deus com Seu povo é o pano de fundo por trás de todas as Alianças feitas na Bíblia:
Vejamos:
Adão - Aliança da Criação - Relacionamento original entre Deus e a humanidade. Ao criar-nos à Sua imagem e semelhança, Ele deixou claro a responsabilidade humana na sua relação com Deus e com a criação.
Adão quebrou a essa aliança, mas Deus já havia providenciado uma redenção que se daria por Jesus Cristo, "o descendente que feriria a cabeça da serpente" (Gênesis 3:14-19)
Noé - Aliança da Preservação - Deus conserva a humanidade (e os animais) através de Noé e sua família. A humanidade chegou a um nível de degradação tão grande que merecia ser toda ela destruída. Mas Deus teve misericórdia e impediu Noé de se afundar neste nível de depravação, o salvando na Arca. Na sequência, Deus prometeu que não mais destruiria a terra.
Abraão - Aliança da Promessa - Deus fez diversas promessas a Abrão (terra, um filho, descendentes), mas no cerne de tudo isto estava "em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn. 12:3). Na descendência de Abraão viria Jesus, o Cristo prometido Salvador de todas as nações.
Moisés - Aliança da Lei - Deus falava com Moisés como alguém conversa com um amigo, e através de Moisés o Senhor trouxe Suas Leis ao povo, exteriorizando qual era a Sua vontade (Deuteronômio cap. 11-12).
Israel - Aliança condicionada - Ainda através de Moisés, Deus propõe a Israel Benção ou maldição. Se o povo desobedecesse seria espalhado por toda a terra. Contudo, Deus mesmo assim promete que irá reuni-lo, trazendo-o de volta à terra prometida, para permanecer sempre na Sua presença.
Davi - Aliança do Reino - Na aliança davídica, Deus promete que da sua linhagem viria um Rei permanente. Por meio de um descendente de Davi, Jesus Cristo, o Senhor estabeleceria o Seu Reino eternamente no meio do Seu povo. Sabemos que este cumprimento se deu em Cristo Jesus, o Rei dos Reis (Lucas 1:32-33).
Jesus Cristo - Nova Aliança - Esta aliança fala de redenção, amor, unidade, eternidade. O alvo de Deus, ao longo da História é estabelecer unidade e comunhão com seu povo. Essa união só poderá ser estabelecida por intermédio de Jesus Cristo (Mateus 26:28), que é um com o Pai. E quer que a Sua Igreja também esteja unida Nele, em santidade pelo Espírito Santo. Este pacto originado em Israel, se estende a todos os povos da terra, para serem, pela fé, pessoas unidas no mesmo amor, conhecimento e obediência de Deus.
CONCLUSÃO
Deus estabeleceu uma Aliança eterna com seu povo.
Ao longo da Bíblia vemos que Ele concedeu graça e vida (redenção). Agora sabemos que isso se cumpriu plenamente em Jesus Cristo. E hoje, por meio da fé Nele, através do Espírito Santo que habita em nós, podemos ter comunhão com Deus, e viver consoante a Sua vontade e propósito.
Mas e se falharmos? Mesmo quando falhamos, Deus não falha. Ele é sempre Fiel. É eternamente leal à Sua Aliança, e assegura o seu compromisso de manter um relacionamento com Seu povo. Ele espera que continuemos comprometidos com Ele.
Firme a sua aliança com Deus! Somente permanecendo em Cristo, conseguiremos ficar firmes e fiéis à Aliança com Deus.
Comments