top of page
Buscar

Aprenda com os seus próprios erros

Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor. Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar. Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? Ainda lhe perguntaram: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Pois o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso. Respondeu-lhes ele: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade. Então levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria. Jonas 1 1-4, 8, 11, 12, 15.

Deus tem uma vontade definida para nossas vidas. Devemos buscar d’Ele a direção para tudo e obedecer à sua vontade. Quando, porém, nos desviamos da Sua vontade, as consequências podem ser pesadas, e aí teremos que aprender com os nossos próprios erros…

A história de Jonas é um exemplo disso. Este profeta não se desviou completamente de Deus, mergulhando no pecado, como muitos fazem. Ele simplesmente se recusou a obedecer a um chamado, tomando para sua vida uma direção oposta à que o Senhor tinha. O resultado foi dramático! Infelizmente, hoje muitos servos de Deus deixam de ouvir sua voz para seguir a sua própria vontade. Entram em negócios errados, em namoros e casamentos errados, abandonam o ministério por coisas deste mundo, etc. Vamos estudar, através da história de Jonas, que consequências um desvio do propósito de Deus podem nos trazer.


1) DEUS ENVIA TEMPESTADES PARA NOS CORRIGIR – JONAS 1:4

Muitas vezes, as aflições que passamos são um disciplina de Deus para que voltemos atrás em nossas más escolhas. Como Pai que ama, ele usa da vara para nos corrigir… Nem toda tempestade que enfrentamos na vida é decorrente de nossas escolhas erradas, mas muitas vezes é e só teremos de novo tranquilidade quando nos arrependermos de nossas escolhas rebeldes.


2) PREJUDICAMOS PESSOAS QUE ESTÃO AO NOSSO LADO – Jonas 1:5

Os desvios de rota de um servo de Deus não têm efeito apenas sobre sua vida. Como aconteceu com aqueles que estavam no navio com Jonas, muitas vezes nossa família, nossos discípulos, nossos amigos, nossos patrões/empregados sofrem também porque tomamos uma caminho que não conta com a benção do Senhor ou, pior, vai na direção de sua disciplina. Precisamos nos conscientizar de que nosso egoísmo e rebelião pode prejudicar também pessoas inocentes.


3) ESFRIAMOS NA FÉ, QUANDO NOS DISTANCIAMOS DA VONTADE DE DEUS – Jonas 1:6

Quando tomamos um caminho fora da vontade de Deus, distanciamo-nos também do Senhor e a tendência do nosso coração é esfriar. Quantas pessoas conhecemos que, por um relacionamento errado, por uma carreira profissional fora da vontade de Deus ou até mesmo por projetos pessoais, acabaram adormecendo na fé e se tornaram crentes apáticos e sem paixão?! Precisamos vigiar para que isso não aconteça conosco!


4) PASSAMOS A SER UMA EXPRESSÃO DE MAU TESTEMUNHO PARA OS QUE NÃO CONHECEM A DEUS – JONAS 1:7-10

Há muitas pessoas que resistem servir ao Senhor por causa do mau testemunho de alguém que se desviou do propósito. Se não estamos na vontade de Deus, não podemos contar com sua benção e, pior, como Jonas, às vezes teremos a mão d’Ele nos resistindo…


Como alguém, olhando para nossa vida amarrada, desejará servir ao Deus no qual professamos crer?


5) TEREMOS, MUITAS VEZES, QUE FAZER UM CAMINHO DE VOLTA AO PROPÓSITO ATRAVÉS DA DOR – Jonas 1:17

Nem sempre é fácil retomar o eixo das nossas vidas. Quando saímos na vontade de Deus, teremos que tomar denovo o caminho da restauração, seja isso demasiado duro e complicado… Não vale à pena pagar para ver!

E, se algum de nós já está vivendo as consequências de suas más escolhas, o jeito é enfrentar a situação, quebrantar diante de Deus e voltar atrás. Pode ser difícil, mas é melhor do que seguir na rota da rebelião.


CONCLUSÃO

(Se houver algum visitante descrente, faça o seguinte apelo:)

Será que algumas coisas ruins que você está colhendo não são consequências de uma vida à revelia da vontade de Deus? Que tal dar um basta nessa independência e começar uma nova vida, submissa a Cristo?

 
 
 

Kommentare


bottom of page