top of page
Buscar

Diga-me com quem andas, que te direi quem tú és. (1)

"Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes." I Coríntios 15:33

INTRODUÇÃO

O tempo todo estamos em contato com pessoas onde influenciamos e também somos influenciados. Com isso, é muito importante saber quem nós somos e quem o outro é, para a nossa melhor formação na vida cristã.


A Bíblia Sagrada está repleta de informações quanto os vários tipos de pessoas existentes e que nos deixam exemplos, bons ou maus.


D A V I

O rei Davi foi um grande homem de Deus que estava cercado de muitas pessoas, vamos descobrir quem eram estas pessoas que o cercavam e que fizerem ele ser quem ele foi:


Os influenciadores do bem (discipuladores):

Profeta Samuel (I Samuel 16:13)

Profeta Gade (I Samuel 22:5)

Profeta Natã (II Samuel 2:7)

Os bons influenciadores são pessoas que são abençoadas, cuja presença nos inspira e abençoa. Estes nos ajudam a ser uma verdadeira benção para o Senhor. Precisamos estar sempre perto deles. São pessoas de Deus e voltadas cem por cento para Deus.


Os amigos:

Jônatas (I Samuel 18:1)

Husai (II Samuel 15:37)

São pessoas semelhantes a você e também estão à procura da benção. Os verdadeiros amigos são pessoas que somam com você e te completam para ajuda mútua. A principal importância do verdadeiro amigo é ser companheiro. Muitas vezes esses amigos estão sendo discipulados pelo mesmo discipulador.


Os discípulos:

Salomão (I Reis 2:1-4)

Os Valentes de Davi que o seguiam (I Crônicas 11:10-47)

São aqueles que observam e seguem os seus passos na caminhada cristã. Estes querem receber bençãos de Deus através de sua vida. Sempre haverá alguém que você pode ajudar assim como o seu discipulador te ajudou. Ao mesmo tempo em que somos discípulos de alguém, também precisamos ter discípulos.


Os solidários (apoiadores):

As mulheres que cantavam sobre ele (I Samuel 18:7)

Joabe (II Samuel 11:22-25)

São aquelas pessoas que gostam de ver você abençoado. Não tem o compromisso que você tem com a obra de Deus. Apenas admiram sua fé, mas não se envolvem e por muitas vezes, nem querem o Deus que você serve.


Os influenciadores do mal (laranja podre):

Saul - seu rei (I Samuel 18:10-12)

Mical - sua esposa (II Samuel 6:16-20)

Absalão - seu filho (II Samuel 15:1-6)

Essas pessoas são aquelas que estão sempre nos desgastando ou descarregando suas más energias em nós. Provocando inclusive para que percamos a nossa benção, esvanecendo nossos sonhos e quando estão perto, deixam até outros desanimados.


CONCLUSÃO

Davi escolheu profetas de Deus para serem seus influenciadores do bem e pessoas confiáveis para serem seus amigos. Era um discipulador nato, pois treinou soldados fiéis para darem continuidade ao seu trabalho como general do exército e preparou seu filho Salomão para assumir seu trono. Também tinha muitos simpatizantes que admiravam sua coragem. Mas Davi também estava cercado de 'laranjas podres' até dentro de casa. Sempre tinha alguém querendo o seu mal.


  • Davi se relacionava com seus discipuladores obedecendo a suas orientações.

  • Apoiava-se em seus amigos em momentos difíceis de sua vida.

  • Preocupou-se com o futuro de seu povo e a continuação de suas conquistas preparando sucessores para seu exército e para o trono.

  • Soube lidar com a fama sem se envaidecer com elogios de seus admiradores.

  • Foi manso com aqueles que não queriam o seu bem sem provocar inimigos, mas estava disposto a lutar quando era afrontado.


Q U E M V O C Ê É N E S S A V I D A ?

 
 
 

Comments


bottom of page