Esvaziar para encher-se
- Valentes de Davi
- 18 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
"Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele se pôs a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados." Mateus 5:1-4

INTRODUÇÃO
No relato que lemos, Jesus ensina aos discípulos sobre as bem aventuranças e a primeira enunciada é: “Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Ser humilde de espírito é ser uma pessoa que se esvazia de si mesmo. A palavra ‘esvaziar’ significa ‘tornar vazio, desocupar’. Isso quer dizer que, para sermos cheios da Presença e da vida de Deus, precisamos desocupar nossa casa espiritual, ou seja, o nosso interior, o nosso coração, para dar lugar ao Espírito de Deus nos encher e operar nas nossas vidas.
1. ESVAZIANDO-SE DE SI MESMO
Somos como vasos e há vaso de todo tipo. A pessoa que ainda está cheia de si mesma, isto é do seu ego, da vontade própria, de projetos pessoais independentes de Deus, de orgulho, de vaidade, de ira, de tristeza, de angústia, de críticas, de malediscência, de murmuração, é um vaso que se encontra com avarias, rachado ou quebrado e não tem como ser cheio de azeite (que é a representação da Presença do Espírito Santo).
Existem vasos que expressam ira, ódio, rebeldia, soberba, língua violenta e mentirosa, cheio de engano e distante de Deus. Tais pessoas assim, tornam-se vazos em que ninguém tem prazer, pois essas expressões são obras da carne, e não do Espírito, pois quem se enche do Espírito, troca o seu conteúdo por amor, paz e alegria.
Ser vazio de si mesmo requer negar a si mesmo, tomando sobre seu ombro a sua cruz e seguir a Jesus Cristo sob a Sua Direção. A pessoa que verdadeiramente é vazia de si mesma:
Não tem mais a vontade própria predominante, mas a Vontade Soberana de Deus é a prioridade absoluta em seu coração. Continua, como outra pessoa qualquer, a ter sonhos, desejos e vontades, porém, como depende do Espírito Santo, submete-os ao Senhorio de Jesus Cristo.
2. ENCHENDO-SE DO ESPÍRITO SANTO
Para ser cheio do Espírito Santo, é preciso esvaziar-se de Si mesmo a fim de dar lugar para que o Espírito Santo opere em nossas vidas e, dessa forma, sermos dirigidos por Ele e abençoados.
Ser cheio do Espírito Santo significa ser cheio do Amor, uma vez que Deus é Amor. E o fruto de Espírito é o amor que se expressa através de cada atitude, de cada gesto, de cada palavra daquele que está cheio do Espírito de Deus.
Nós como vasos cheios de azeite, isto é, do Espírito Santo precisamos nos encher diariamente e assim não deixaremos espaços para entrarem os sentimentos e os comportamentos negativos que tanto desagradam a Deus, e nos afastam d’Ele e servem de mau testemunho para os que ainda não conhecem Jesus verdadeiramente.
CONCLUSÃO
Todos os dias, precisamos ter o compromisso de nos esvaziar-mos de todos os aspectos negativos do nosso interior que ainda tentarem persistir em alguma área da nossa vida, dessa forma, poderemos expressar o amor de Deus que é o Fruto do Espírito através de nossas atitudes e palavras conforme a Vontade de Deus, e assim dizer e viver como o Apóstolo Paulo "...não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20 b).
ORAÇÃO
“Senhor, eu me esvazio diante de Ti. Eu confesso que tenho estado cheio de orgulho, vaidade, vontade própria predominante, críticas, malediscências, ira, contendas, angústias, murmuração. Perdoa-me, Senhor, por não ter deixado lugar para me encheres do Teu Santo Espírito. Nesse momento, eu abro o meu coração para ti, para que me ajude nessa caminhada da vida, para ser e fazer conforme a tua Vontade. AMÉM”.
Comentarios