Jesus em meu Lar
- Valentes de Davi
- 14 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico. Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa. Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador. Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:1-10

INTRODUÇÃO
O sucesso daquilo que fazemos depende da conciliação de dois aspectos: oportunidade e decisão.
Teremos êxito nos nossos projetos e sonhos quando soubermos decidir corretamente. Zaqueu soube aproveitar a oportunidade que teve e decidiu corretamente, tomando atitudes que o levou ao encontro com Jesus e que foram decisivas para sua vida:
DUAS CARACTERÍSTICAS DE ZAQUEU
1. Pequena estatura – Zaqueu era “baixinho” e isso lhe impediria de ver Jesus passando por entre a multidão. Algumas pessoas vivem sendo humilhadas, pisadas, desvalorizadas e “diminuídas” pela “multidão”, o que as levam a se sentirem interiormente inferiorizadas.
Independentemente da estatura física ou da posição social de cada um, Deus está dizendo que você tem grande valor para Ele. A despeito do que as pessoas possam pensar ou dizer a seu respeito, saiba que Jesus deu a vida por você e lhe ama muito.
2. Tinha uma vida de pecados – Zaqueu era publicano, cobrador de impostos, muitas vezes injusto e infiel. O pecado faz separação entre Deus e o homem. O pecado abre uma brecha para que o inimigo entre na nossa vida e nos leve a pensar que não somos merecedores da Sua Graça e do Seu eterno amor. O primeiro passo para termos um encontro com Jesus é reconhecermos que somos pecadores e que precisamos do Seu perdão.
Talvez alguns não se sintam rejeitados nem inferiorizados por ninguém, mas pode ser que os pecados como: soberba, independência de Deus, orgulho, mentira, infidelidade, entre outros, estejam lhes impedindo de ver Jesus. Deus quer perdoar todos os nossos pecados e nos dar uma vida plena e abundante, mas para isso é necessário tomar a decisão de receber Jesus em seu coração e viver em conformidade com a Palavra de Deus.
DUAS ATITUDES DE ZAQUEU
1. Subiu em uma árvore (Vs. 4) – Em razão de sua baixa estatura, Zaqueu não se conformou com sua situação e decidiu subir em uma árvore para que pudesse ver Jesus passar por entre a multidão. Quando alguém decide atender ao convite de vir a uma reunião de célula, demonstra que decidiu tomar uma atitude. Essa iniciativa revela o grande desejo de buscar a Deus e ter um encontro com Jesus (Jr 29:13).
2. Recebeu Jesus em sua casa (Vs. 5, 6).
A atitude de Zaqueu em querer ver Jesus, lhe possibilitou ter um encontro com Ele. Depois que desceu da árvore, Zaqueu recebeu Jesus em sua casa com alegria, foi transformado por essa e recebeu sua salvação. Jesus quer hoje entrar em sua casa e fazer morada eterna em seu coração.
CONCLUSÃO
Hoje, Jesus está lhe dizendo: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvira minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei e ele comigo (Ap 3:20).
Comments