Moriah - Um Lugar de Decisão
- Valentes de Davi
- 31 de ago. de 2022
- 4 min de leitura
"Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar. Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós. Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos. Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos. Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha. E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho. Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá". Gênesis 22:1-14
INTRODUÇÃO
O Maior desejo de Deus é que o homem tenha uma firme decisão para ter um encontro pessoal com Ele. Pois o Senhor é um Deus de relacionamento. Ele sempre vai proporcionar oportunidades para que o encontro aconteça. Deus provou a fé de Abraão ao lhe pedir o seu único filho. O alvo de Deus não era a morte de Isaque, mas sim o coração de Abraão. Quando provou o seu amor ao Senhor, Abraão recebeu uma tremenda revelação da pessoa de Deus: Jeová Jiré, O SENHOR PROVERÁ. Sua vida nunca mais foi a mesma, depois do encontro com o “Deus que provê todas as coisas”.
Há três elementos necessários para o encontro que Deus já proveu para sua vida:
1. O LUGAR (vs. 2)
Deus disse a Abraão que ele já havia escolhido o lugar para o encontro. Um monte na região de Moriah. Moriah significa “Visão de Jeová”. Dentro da visão ampla de Deus, Ele escolheu um lugar propício para que o encontro fosse possível. Um lugar longe das preocupações, das ansiedades, das distrações e assédios. Hoje, aqui, nesta célula, nesta casa, é o lugar que Deus escolheu de forma especial para se revelar a você. Aqui é seu Moriah, o lugar onde Deus abre os seus olhos para que você possa vê-lo (Atos 22:12-14).
2. O TEMPO (vs.4)
A Bíblia diz que foi ao terceiro dia que Abraão avistou Moriah. Terceiro dia na Bíblia fala de ressurreição, de sair da morte para vida. Foi ao terceiro dia que Jesus ressuscitou dentre os mortos. Foi também ao terceiro dia que Paulo recobrou a visão depois do seu encontro com Jesus, tornando-se um novo homem. Deus providenciou este momento para seu encontro com Ele. Isso significa a sua saída da morte espiritual para a vida eterna com Jesus. Sua saída da cegueira do pecado, para a luz de Cristo. O tempo é hoje! Deus criou este momento para que você pudesse ter um encontro com Ele.
3. O CORDEIRO (vs. 12-14)
Deus fez uma troca em Moriah. Ele substituiu Isaque por um cordeiro que Ele mesmo providenciou para o sacrifício. Isaque não precisou morrer, porque Deus proveu para si um cordeiro (vs.8). O Senhor fez o mesmo conosco. Por causa dos nossos pecados, nós deveríamos morrer. A morte é o salário do pecado (Rm 6:23b). Mas Deus enviou um substituto para morrer em nosso lugar: Jesus, o Cordeiro de Deus. Ele assumiu a nossa culpa e pagou o preço das nossas transgressões, abrindo, assim, um novo caminho para voltarmos ao Pai. Sem Jesus não há encontro com Deus. Pois Ele mesmo disse: “Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14:6).
CONCLUSÃO
Como você pôde ver tudo que é preciso para ter um encontro com Deus, Ele mesmo já providenciou. A única coisa que você precisa fazer é reconhecer que Deus te conduz para o lugar certo, e que este é o momento de você aceitar o sacrifício que Jesus fez na cruz e continuar seguindo-o, pois Ele é o caminho para você ter seu Encontro com Deus.
E você, já tomou hoje sua decisão de encontrar Deus? Pois Ele te troxe até esta Moriah para isso, não desperdice esta grande e maravilhosa oportunidade.

コメント