top of page
Buscar

O Rei e o ladrão

"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." Lucas 23:39-43

Introdução

Jesus é impressionante. Até no momento em que sentia terríveis dores pendurado na cruz, foi capaz de amar profundamente. Fez um amigo ali na cruz. O olhar de Jesus ali na cruz não era um olhar de dor e sim um olhar de perdão e graça de Deus.


Jesus poderia sentir indignação pela injustiça que estava sendo feita contra Ele. Poderia sentir-se superior aos outros que estavam sendo crucificados merecidamente por seus erros, pois Ele era o Rei e estava entre ladrões, mas preferiu se posicionar diferente, levando sobre si o peso de nossos pecados.


Muitas vezes nós não somos assim. Transmitimos nossos problemas para as outras pessoas e as culpamos por nossas dificuldades. Sempre procuramos alguém para descontar nossos desaforos.


Você seria amigo de um ladrão? Certamente teria dificuldade por não confiar em tal pessoa.

Jesus era diferente por que manifestava a essência de Deus, não importando as circunstâncias ou quem quer que fosse.


Graça é o favor imerecido. Algo que é feito para alguém que não merece, não pediu e nem deseja, mas que é feito de maneira gratuita sem esperar retorno. E foi examente isso que aconteceu ali naquela cruz.


A Graça do Rei alcançou o ladrão

Vamos refletir sobre a atitude de Jesus na cruz e aprender sobre a Graça de Deus:


1-Amar incondicionalmente

Para amar as pessoas, precisamos da graça de Deus. Somente com um olhar gracioso e sem pretensões ou interesses podemos amar as pessoas. Se formos esperar retorno ou ser correspondidos, seremos decepcionados.


Jesus disse "Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. (...) Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.” (Lucas 6.32, 35).


Se você estiver no meio de pessoas que não merecem seu carinho e amor, lembre-se de Jesus na cruz olhando para aqueles soldados, para os fariseus, procurando seus amigos e discípulos que fugiram e mesmo assim demonstrou amor, pois "sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (João 13.1). 


Quando estiver com dificuldades de amar, peça ao Senhor que te dê Graça para Amar.

A Graça de Deus te ajuda a amar!

                        

2- Perdoar sempre

Mesmo sentindo fortes dores, Jesus ainda conseguiu sentir algo mais forte que é o amor para perdoar.  Se Jesus fosse olhar os merecimentos de todos nós, Ele não nos perdoaria por que não merecemos.


Jesus Perdoou o ladrão que o insultou por não acreditar Nele e até aos soldados liberou palavras de perdão mesmo sem pedirem ou acreditarem (Lucas 23.34). Tanto aqueles soldados como o ladrão da esquerda devem ter ficado impressionados com a atitude de Jesus ao lhes oferecer perdão.


Quem não conhece a Graça de Deus que ama e perdoa não por merecimento, mas por misericórdia, estranha e não compreende isso. Jesus disse que “aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama” (Lucas 7.47). Mas quem recebeu este perdão compreende a Graça de Deus.


Quando for ofendido por alguém e sentir dor, lembre-se das dores que Jesus sentiu na cruz e peça-O que lhe dê Graça para Perdoar quem te ofendeu. E quando alguém te perguntar por que você perdoou quem não merece, responda que é por que Cristo te perdoou.

A Graça de Deus te capacita a Perdoar!


3- Sonhar novamente

Quando passamos por problemas e dificuldades, a primeira coisa que pensamos é que nossos sonhos se acabaram e começamos a pensar coisas ruins e desistir de tudo.

Naqueles últimos momentos ali na cruz, Jesus não desistiu. Ele foi capaz de sonhar, olhar para o céu e lembrar que existe um paraíso.


Quando o ladrão da direita pediu ao Senhor que se lembrasse dele ao entrar em Seu Reino, Jesus o garantiu que ainda naquele mesmo dia estariam juntos no paraíso.


A Bíblia diz que Jesus expirou e morreu entregando seu espírito a Deus. E embora a narração não mostre como foram os últimos instantes daquele ladrão a não ser que teve suas pernas quebradas pelos soldados (João 19.32), sabemos que este ladrão passou momentos de paz na cruz pensando no paraíso.


Somente pela Graça de Deus é possível alguém estar pendurado numa cruz e ainda pensar e ter forças para falar em paraíso confortando outra pessoa.


O que fortalecia Jesus naquele momento foi que se Ele olhasse para baixo e visse as pessoas o ofendendo e ferindo ou olhasse para seu corpo machucado, Ele desanimaria, mas preferiu olhar para cima e contemplar o céu sonhando com o Paraíso de Deus que o esperava.


Quando você estiver quase desistindo e desanimando, lembre-se de Jesus que até na cruz foi capaz de sonhar e falar palavras de esperança.

A Graça de Deus nos faz Sonhar com o Paraíso!


CONCLUSÃO

Muitas vezes somos como o ladrão da esquerda que achou que por que Jesus se sujeitou aquela situação então era merecedor do sofrimento. Mas pela graça entendemos que justamente por enfrentar a cruz que Jesus foi merecedor da Glória.


Nós também temos que enfrentar a cruz e aprender a buscar a graça que nos fortalece. Nós somos como o amigo de Jesus na cruz. Somos dignos do sofrimento por causa de nossos pecados, mas recebemos o perdão, o amor e os sonhos de Deus para nós.


O REI NA CRUZ AMOU, PERDOOU E FEZ COM QUE O LADRÃO PUDESSE SONHAR DE NOVO.


 
 
 

Comentarios


bottom of page