top of page
Buscar

Perdoar é preciso!

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:14-15

INTRODUÇÃO

O perdão constitui a ferramenta mais eficaz para trazer paz ao coração e libertar a alma de ressentimentos ou mágoas.


Perdoar aquele que nos ofendeu e feriu e perdoar até mesmo a si próprio, não significa aceitar as atitudes ou comportamentos que nos foram prejudiciais, mas sim viver o que nos foi ensinado por Jesus a respeito do perdão.


Quando Jesus apareceu com a Sua mensagem de perdão e de misericórdia, pedindo para orar e perdoar os que nos perseguem e maltratam (Mt 5.44), causou grande impacto, porque as pessoas não conseguiam entender como perdoar seus inimigos.

Aqueles que ainda não entenderam a importância do perdão, também ainda não entenderam o plano de Deus para os homens através Jesus.


1. É PRECISO PERDOAR

O maior benefício do perdão é trazer cura à dor causada pelas feridas geradas pelas rejeições, ofensas, traições, mentiras, acusações infundadas, etc. Esse mal-estar traz angústia, reinvindicação de castigo e, às vezes até, sentimento de vingança.


Perdoar é de certa forma, uma renúncia e, até mesmo, uma doação. Quem perdoa não impõem condições para isso. O verdadeiro perdão é percebido pelos atos e não somente pelas palavras. É deixar para trás o passado e sentir-se livre, desacorrentado, sem o peso da mágoa, da raiva e da tristeza, que são sentimentos negativos que podem trazer destruição.


2. PERDOAR FECHA FERIDAS

Perdoar é demonstrar humildade e reconhecer que ninguém é dono da verdade. É fechar uma ferida e viver a experiência de um ato que faz bem à alma e à saúde. Por isso perdoar não é perder, uma vez que, quem perdoa ganha porque acumula brasa na cabeça daquele que ofendeu. Concedendo o perdão você tem muito a ganhar, principalmente no que se refere ao seu bem-estar emocional e físico.


Quem é capaz de perdoar, independentemente do nível da ofensa que recebeu, demonstra maturidade e uma alma resolvida e curada. É compreender que todos são passiveis de erro e, se não somos capazes de perdoar, como poderemos pedir a Deus perdão pelas nossas falhas? Perdoar é uma atitude que não apenas liberta o ofensor, mas também, e primeiro, a você mesmo.

Perdoar nem sempre é uma tarefa fácil, mas possível, desde que haja compreensão e amor.


CONCLUSÃO

Perdoar é um desafio que precisa ser vencido. Para você ter a convicção de que verdadeiramente perdoou, certifique-se de que você não mais sente raiva, nem mágoa e nem desejo de se vingar daquele que lhe agrediu e feriu. Perdoar é fechar feridas e entrar na dimensão do amor de Deus, que excede todo entendimento. Amém!

 
 
 

Comments


bottom of page