top of page
Buscar

Viva a Verdade!


não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, Colossenses 3:9



INTRODUÇÃO

Todos que crêem em Deus precisam viver a verdade contida na Sua Palavra. Quanto mais você viver esta verdade, mais próximo você estará do Senhor. Viver a verdade traz uma beleza de vida que agrada o coração de Deus, ao contrário de viver uma vida de engano que entristece o Espírito Santo que em nós habita. A mensagem contida no texto básico desta ministração nos ensina a nos despojar de tudo que mancha o nosso caráter e que, sobretudo, fere a santidade do nosso Pai.


FALE SEMPRE A VERDADE (Cl. 3.9)

O conselho que nos é dado pelo apóstolo Pauloé que não devemos mentir uns aos outros, considerando que somos membros do corpo de Cristo (Ef 4.25).

A comunhão entre pessoas é edificada na confiança, a qual é alicerçada na verdade que passamos a respeito de nós mesmos. Qualquer que seja a mentira, ela abre brecha para que o inimigo tome lugar e proveito em nossas vidas, pois ele é o pai da mentira (Jo 8.44).

Para Deus não existe mentira pequena ou uma grande mentira. Em ambas as atitudes, o que acontece é a ausência da verdade. Isso é pecado. Não podemos ter uma dupla palavra: num momento é sim, no outro não – “Seja, porem o vosso falar: sim, sim; não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna” (Mt 5.37). Quando você conta uma mentira ou esconde uma verdade, pode estar destruindo um relacionamento ou, o que é mais grave, levando a vida de alguém para baixo.

Considere que, quando isso acontece, você está causando danos à sua própria imagem e à confiança que os outros têm em você. A mentira afeta o caráter e destrói o relacionamento com Deus e com o próximo.

Viva na verdade e permita que as pessoas vejam em você o brilho de Jesus. Ele é a Verdade, e a Verdade liberta.

“Eis as coisas que deveis fazer: falai a verdade cada um com o seu companheiro; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas” (Zc 8.16).


NÃO FALE NENHUMA PALAVRA TORPE (Ef 4.29)

A palavra torpe é “sapros” no grego, significando árvores e frutos podres. A palavra torpe é aquela que em vez de transmitir edificação e graça, transmite morte. Jesus disse que as palavras do homem revelam o seu coração e que prestaremos conta de toda palavra vã que viermos a pronunciar (Mt 12.36-37).

Palavras vãs são palavras sujas que vêm da maldade: gírias indecentes, palavrões, etc. A Bíblia diz que nós podemos tropeçar em muitas coisas. Mas aquele que não tropeça em palavras é perfeito e poderoso para refrear todo o corpo (Tg 3.2).

As palavras que proferimos revelam quem somos. Quem fala impensadamente usando palavras ociosas, revela uma vida sem critérios, fora dos padrões divinos. Sua boca é instrumento para louvar a Deus. Não a use para falar coisas impróprias e nem empreste seus ouvidos às palavras maliciosas. “Mas eu, como surdo, não ouvia, e como mudo, não abri a boca. Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação” (Sl 39.13,14).


CONCLUSÃO

Procure viver a verdade. Vale a pena dizer sempre a verdade. Ela é completa e há de prevalecer nos momentos mais difíceis. Respeite e valorize o que é verdadeiro. Nunca use de uma “meia-verdade” para esclarecer uma situação. “Meia-verdade” também é uma mentira. Sua boca é santa. Não profira palavras torpes, mas palavras de edificação e vida.



 
 
 

Comments


bottom of page